Acaba a greve dos trabalhadores da construção civil, após acordo
- blogdojucem
- 3 de jul.
- 1 min de leitura

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON/AM) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e da Montagem Industrial e Engenharia Cconsultiva de Manaus e Amazonas (SINTRACOMEC) entraram em acordo para encerrar a greve dos operários da construção civil, que ocorria desde a última segunda-feira (30/6).
O entendimento firmado hoje, com mediação da Delegacia Regional do Trabalho, encerrou o movimento paredista em curso com obrigação de compensação dos dias parados.
O reajuste ajustado para os salários foi estabelecido em 8%, representou 48% de ganho real sobre o índice (INPC) a ser aplicado de imediato, sendo que, para todas funções técnicas, será aplicado em duas etapas, 6% em julho de 2025 e, 2% em janeiro de 2026, de forma não cumulativa e, para os salários superiores ao dobro do maior vencimento aplicável as categorias, foi previsto abono livremente pactuado entre empresa e trabalhador.
O benefício da cesta básica foi ajustado em R$265,00 (duzentos e sessenta e cinco reais) representando mais de 30% de reajuste, mantidas as condições para concessão do benefício apenas para as empresas associadas ao SINDUSCON-AM.
Foram mantidos todos os demais benefícios e obrigações previstas na CCT 2024/2025 e a nova Convenção Coletiva a ser firmada para vigência 2025/2026 será arquivada junto ao MET – Delegacia Regional do Trabalho até a próxima segunda-feira (07/07/25).
Comments