top of page

Articulações de Tadeu de Souza viram políticas públicas para enfrentar a estiagem

  • blogdojucem
  • 7 de ago. de 2024
  • 2 min de leitura

A agenda ambiental do vice-governador Tadeu de Souza segue colaborando para a adoção de políticas públicas baseadas na ciência. A parceria entre o Governo do Amazonas e a Embaixada da Coreia do Sul no Brasil, assinada por Tadeu em novembro do ano passado, foi o pontapé inicial para a aquisição de equipamentos para monitoramento da qualidade do ar por parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).


O anúncio foi feito pela pasta nesta semana. A proposta, que pretende minimizar os efeitos da estiagem severa, prevê a instalação de sensores em 62 municípios, criando um sistema robusto de monitoramento estadual batizado de Rede de Proteção e Conservação da Biodiversidade por meio de Tecnologias (Redt/AM).


Com apoio das empresas sul-coreanas Samsung e LG, o órgão diplomático investiu US$ 500 mil, o equivalente a mais de R$ 2,4 milhões, na implantação do sistema.


“Vivemos, principalmente durante a estiagem, e a exigência que se faz para que o Amazonas aprimore o sistema de proteção e monitoramento em relação à qualidade do ar e em relação ao monitoramento de sua biodiversidade”, destacou Tadeu, à época da assinatura junto ao embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Ki-mo Lim.


Os equipamentos são sensores do app Selva, sistema de monitoramento ambiental da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA). O idealizador do sistema, Prof. Dr. Rodrigo Souza, esteve reunido com o vice-governador e demais cientistas na reitoria da universidade, em junho deste ano, para o mapeamento de soluções tecnológicas capazes de reduzir os impactos da estiagem.


Além da reunião na UEA, Tadeu promoveu uma série de encontros com cientistas do Embrapa, Centro de Bionegócios do Amazônia (CBA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam).


As tratativas antecederam a criação do comitê técnico-científico do Governo do Amazonas, no mês de julho, com o objetivo de prever ações de enfrentamento da estiagem e demais eventos climáticos extremos.


Ação iniciada


Os equipamentos foram entregues à Defesa Civil do Amazonas e, até o momento, já foram instalados em 13 municípios: Autazes, Careiro Castanho, Codajás, Humaitá, Itapiranga, Manaquiri, Maraã, Nhamundá, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucará.


O planejamento prioriza, entre outras medidas, a implantação da primeira Rede de Qualidade do Ar no estado, realizando o monitoramento da poluição atmosférica em 100% do território amazonense. A instalação conta com apoio da Secretaria de Educação e Desporto (Seduc), da UEA e prefeituras municipais.

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page