top of page

Artigo : Abusos são inaceitáveis

  • blogdojucem
  • 17 de mai. de 2022
  • 1 min de leitura

O Amazonas está registrando números estarrecedores de violência sexual contra crianças e adolescentes. Em 2020, 629 casos de crianças e adolescentes de 0 a 17 anos vítimas de estupro foram registrados no Amazonas, segundo o 15º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. O número foi obtido com base em dados das secretarias de Segurança Pública estaduais, polícias Civil, Militar e Federal.Em dois anos, justamente na pandemia, os casos de abusos cresceram 250%.


A maioria dos abusadores é próxima das vítimas, que têm entre 2 e 11 anos. Isso expõe ainda mais os desafios de lidar com os casos, que ocorrem quase sempre, no ambiente familiar, às vezes, dentro de casa. Os dados chamam a atenção também para implantar mais medidas protetivas, além do incentivo à denúncia. O poder público local intervém com palestras em escolas e em projetos sociais, além de capacitar professores, para melhorar o acolhimento.

É que os profissionais da educação são os que mais ouvem os relatos das vítimas.


Lamentavelmente, com a suspensão de aulas, as crianças e adolescentes perderam esse contato. Ao contrário, ficaram mais vulneráveis à ação dos criminosos. Assim, os números podem ser ainda maiores.


A verdade é que o Amazonas não está isolado. Em todo o país, as subnotificações dos dados, entre outras demandas da área social, são problemas antigos e devem ser tratados com seriedade e urgência.


Nesta quarta-feira (18) é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Que os casos registrados não fiquem impunes porque abusos contra os menores são inaceitáveis.



Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page