top of page

Atacado e ameaçado por supostos policiais e comunicadores, presidente da Associação dos Criminalistas recebe a solidariedade dos colegas

  • blogdojucem
  • 23 de mai. de 2024
  • 3 min de leitura

Advogados criminalistas expressaram apoio ao presidente da Associação Brasileira dos Advogados Criminalistas no Amazonas (Abracrim-AM), Vilson Benayon, que no início desta semana foi alvo de duros ataques em grupos de whatssap a em sites de notícias que espalharam notícias falsas (fake news) sobre a conduta profissional e questionaram a honra dele por defender alguns dos mais falados criminosos do Estado. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) , Jean Cleuter Mendonça, publicou nota de Repúdio e Solidariedade ao colega.


Na terça-feira, 21/5, Vilson Benayon foi até a sede da Delegacia Geral, no bairro Chapada, na zona Centro-Sul de Manaus, para prestar queixa sobre as ameaças e, no mesmo dia, foi instaurado um Inquérito Policial para investigar de onde partiram os ataques digitais. Os ataques foram postados em um site de notícias e em grupos que reúnem policiais no WhatsApp.


Vilson Benayon, que tem quase duas décadas de atuação na área criminal, recebeu irrestrito apoio dos advogados, amigos e familiares. Eles gravaram vídeos repudiando as notícias falsas e explicando qual é o papel do advogado criminalista, muitas vezes confundido pela sociedade.


“Internet não é terra sem Lei”


“As pessoas esquecem que sempre existe um rastro, vai existir uma assinatura digital, então a internet não é terra sem lei. Não vou entrar no mérito das acusações porque elas são extremamente absurdas, mas eu quero aqui deixar o meu registro de apoio, de solidariedade, de estrito respeito ao Dr. Wilson” disse a advogada criminalista Tallita Lindoso.

A advogada explicou em sua live qual é o papel do advogado criminalista. “O advogado muitas vezes é confundido com a figura do seu constituinte [cliente]. A sociedade confunde o nosso papel enquanto defensor do direito e da lei, como se nós tivéssemos de alguma forma sendo coniventes na conduta criminosa. E isso é o que nós chamamos de criminalização da advocacia, é quando você traz essa confusão entre as partes do processo em que o advogado se torna o acusado. E nós enquanto advogados, e principalmente nós enquanto representantes da Abracrim do Amazonas, não podemos nos calar” destacou.


A vice-presidente da Abracrim registrou que a liberdade de expressão sempre vai ter um limite. “A expressão está até o momento que você não viola o direito de outro, o direito à intimidade, o direito à honra, o direito à dignidade, e esses direitos do doutor Vilson foram violados. E nós, enquanto advogados, enquanto militantes, não vamos aceitar nenhum tipo de criminalização à nossa profissão. Ela precisa ser maculada, sagrada, porque hoje, são os nossos constituintes, mas um dia pode ser qualquer um. Nenhum de nós está livre da possibilidade de um dia responder a um processo criminal” pontou Lindoso.


Repercussão


A advogada criminalista Catharina Estrella que já foi vítima de violência de gênero durante um julgamento, no ano passado, ao ser comparada com uma cadela, também fez uma live de apoio ” Minha solidariedade Dr. Vilson Benayon, o acusado tem o direito de escolher seu advogado e ter uma defesa plena”.


“Todas as vezes que um advogado é vítima de fake news, ele está sendo vítima de um crime que deve ser combatido de maneira justa e eficaz. Não podemos compartilhar e nem compactuar com mentiras sendo propagadas na internet em qualquer lugar que seja porque é um ataque ao Estado Democrático de Direito. Nós defendemos a sociedade e aqueles que precisam de defesa” expressou a advogada Mayara Bicharra.


“Jamais compactuamos com qualquer ato criminoso. A Advocacia em seu labor busca defender o interesse do seu cliente, mas nos limites do direito que ali é imposto. Cada cliente tem o seu direito de defesa devidamente consagrado na Constituição. O que o advogado busca é o devido processo legal, é a correta aplicação da lei. Deixo minha solidariedade ao Dr. Vilson Benayon” disse o advogado criminalista, Sam Barbosa.


A ex-vice presidente da OAB-AM, advogada Grace Benayon, que foi a primeira mulher a presidir a Ordem no Estado manifestou seu apoio ao presidente da Abracrim. “A advocacia criminal não vai se calar. Inaceitável fake news, inaceitável a criminalização da Advocacia. Receba minha absoluta solidariedade, Dr. Vilson Benayon”.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page