Ausências e atrasos de deputados prejudicam votação na Aleam
- blogdojucem
- 27 de abr. de 2022
- 1 min de leitura

Ausências e atrasos de deputados prejudicaram o início dos trabalhos na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta quarta-feira (27), dia de votação. É a terceira semana seguida no mês de abril que a Casa registra faltas e atrasos de parlamentares.
Nesta quarta, a votação começou com atraso. A sessão, que iniciou às 9h20, contava com apenas cinco deputados presentes: Carlinhos Bessa (PV), Mayara Pinheiro (Republicanos), João Luiz (Republicanos), Tony Medeiros (PL) e Delegado Péricles (PL). Wilker Barreto (Cidadania) acompanhava de forma virtual.
Às 9h45, mesmo com a chegada de outros parlamentares, o vice-presidente da Casa, deputado Carlinhos Bessa (PV), precisou chamar a atenção dos colegas. Ele orientou que os parlamentares permanecessem no Plenário e chegou a pedir ajuda dos assessores dos deputados.
“Gostaria de pedir que os assessores dos deputados que não estão aqui fossem chamá-los nos gabinetes. Nós temos que cumprir com o nosso dever de deputado”, disse.
Às 10h05, a sessão foi suspensa por cinco minutos por falta de quórum mínimo [número mínimo] para a votação. Os trabalhos foram retomados apenas às 10h30, já com o presidente da Aleam, Roberto Cidade (PV), presidindo a sessão.
Atrasos e ausências
Na quarta-feira passada (20), um dia antes do feriado de Tiradentes e no dia 13, dois dias antes da Sexta-Feira da Paixão, as sessões contaram com a presença de poucos parlamentares.
Depois que a situação passou a se repetir, o presidente da Casa, que antes era a favor de sessões híbridas – presenciais e online – afirmou que as votações voltaram a ser apenas no formato presencial a partir do dia 2 de maio, próxima segunda-feira.
Comments