Cerimônia de diplomação dos eleitos no AM será no dia 19 de dezembro
- blogdojucem
- 9 de nov. de 2022
- 1 min de leitura

A cerimônia de diplomação do governador reeleito, Wilson Lima (UB), e dos demais eleitos nas eleições 2022 no Amazonas será realizada no auditório do prédio anexo ao Tribunal de Justiça do Amazonas, no dia 19 de dezembro.
A informação foi confirmada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas. O horário ainda não foi divulgado. Geralmente, a solenidade ocorre no final da tarde.
O local é o mesmo da diplomação dos eleitos no pleito de 2020, para a prefeitura e a Câmara Municipal de Manaus. Na ocasião, por conta da pandemia de Covid-19, a cerimônia teve limitação de público.
A data é o limite para diplomação dos eleitos, previsto no Calendário Eleitoral.
Confirmação da vitória
A diplomação é o ato no qual a Justiça Eleitoral atesta a vitória nas urnas, ou seja, que o candidato foi efetivamente eleito e está apto a tomar posse no cargo.
Além do governador e do seu vice eleito, Tadeu de Souza (Avante), o diploma será entregue ao senador reeleito, Omar Aziz (PSD), aos oito deputados federais e aos 24 deputados estaduais eleitos, desses 14 serão reconduzidos ao cargo.
Posse
O presidente da República e os governadores tomarão posse em 1º de janeiro. A posse dos parlamentares eleitos será em 1º de fevereiro.
Comments