top of page

Disputa pelo Senado em 2026 já tem ao menos cinco pré-candidatos no AM

  • blogdojucem
  • há 7 dias
  • 2 min de leitura

Nas eleições de 2026, a disputa pelas duas vagas no Senado Federal pelo Amazonas já conta com pelo menos cinco parlamentares como pré-candidatos. São eles: os senadores Eduardo Braga (MDB) e Plínio Valério (PSDB), que tentarão a reeleição, além de Marcos Rotta (Avante), Marcelo Ramos (PT) e o deputado federal e presidente do Partido Liberal no Amazonas, Capitão Alberto Neto (PL), lançado com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Cresce também a expectativa pela possível candidatura do governador Wilson Lima (União Brasil), embora ainda não haja confirmação oficial. Em abril deste ano, durante um evento político, Lima afirmou que pretende “cumprir sua missão até o final” como governador, indicando que não deve disputar a eleição de 2026 como senador.


Marcelo Ramos já afirmou ao Portal AM1 que será candidato ao Senado na chapa liderada pelo presidente Lula, que inclui também Eduardo Braga e Omar Aziz. Ramos descartou a possibilidade de concorrer a uma vaga de deputado estadual, alegando que já exerceu o cargo e que agora pretende disputar o Senado. Segundo ele, está otimista em relação à campanha.


A pré-candidatura de Marcos Rotta ao Senado foi confirmada pelo presidente nacional do Avante, deputado federal Luis Tibé, durante uma reunião com lideranças políticas do Amazonas, que contou também com a presença do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).


Eduardo Braga e Plínio Valério buscarão a reeleição. De acordo com levantamento do Portal AM1, Braga aposta na aprovação da reforma tributária como principal trunfo para fortalecer sua candidatura. Ele foi eleito para o Senado em 2011 e reeleito em 2019. Já Plínio Valério está em seu primeiro mandato, iniciado em 2019. Ambos têm mandato até fevereiro de 2027.


O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) também confirmou sua pré-candidatura ao Senado, com apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro. O anúncio foi feito por Bolsonaro durante entrevista transmitida em rede nacional. O presidente do PL no Amazonas, Capitão Alberto Neto, afirmou que está à disposição do partido para o projeto eleitoral de 2026.


Alberto Neto reafirmou sua pré-candidatura ao Senado nas eleições de 2026, descartando qualquer possibilidade de disputar o governo do Amazonas.

“Não existe essa possibilidade. Nosso time já está em campo, já está jogando, e a gente não vai trocar os jogadores no meio da partida”, afirmou o parlamentar. Ele destacou que o cenário político atual é diferente, com uma conjuntura nacional mais intensa, e que seu foco está alinhado ao projeto liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page