top of page

Em cinco eleições para Câmara, esquerda do AM ficou sub-representada

  • blogdojucem
  • 28 de jun. de 2022
  • 1 min de leitura

Nas últimas cinco eleições para as oito vagas que o Amazonas tem direito na Câmara dos Deputados, a esquerda foi sub representada. Na legislatura 2014-2018, por exemplo, partidos mais à esquerda como o PCdoB e o PT não elegeram nenhum parlamentar.


Em 2002, a esquerda ocupou uma das vagas elegendo Vanessa Grazziotin (PCdoB). Na época, Vanessa foi a única esquerdista eleita pelo Amazonas naquela legislatura que durou até 2006.


Já em 2006, Grazziotin foi reeleita para Câmara. Dessa vez, além de Vanessa, a esquerda também conseguiu eleger o então ex-vereador Francisco Praciano (PT).


A partir de 2010, quando Vanessa Grazziotin abre mão de disputar mais uma reeleição para Câmara para disputar o Senado, Praciano foi o único expoente da esquerda na legislatura de 2010-2014.


Apesar de o PCdoB e PT não elegerem representantes em 2014, partidos de centro esquerda considerados liberais na economia, como PPS, atual Cidadania, e o PSDB elegeram dois representantes: Hissa Abrahão e Arthur Bisnesto, respectivamente.


Ambos foram turbinados indiretamente pelas ações da máquina pública municipal comandada por Arthur Neto (PSDB), pai de Binesto, que tinha como vice-prefeito, Hissa Abrahão.


Em 2018, o PT voltou a ocupar uma das vagas a deputado federal com o ex-deputado estadual José Ricardo. Neste pleito, José Ricardo foi o mais votado, superando, inclusive, a onda bolsonarista que elegeu dois deputados federais.


Também na legislatura 2018-2022, Marcelo Ramos foi eleito deputado federal. Ex-comunista, Marcelo ganhou pelo Partido Liberal (PL), mas por conta da postura contrária ao presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou a sigla, e posteriormente por intervenção de Bolsonaro, a vice-presidência da Câmara dos Deputados.

Comentarios


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page