Em sessão noturna, Assembleia muda Constituição e regimento, e reelege Roberto Cidade para 2025-2027
- blogdojucem
- 13 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

MANAUS – Em sessões extraordinárias realizadas no fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Amazonas mudou artigos da Constituição Estadual e do regimento interno da casa legislativa para permitir o terceiro mandato do presidente Roberto Cidade (União Brasil).
Cidade foi eleito presidente da Assembleia em dezembro de 2020, depois de uma sessão tumultuada em que os deputados também mudaram a Constituição Estadual para permitir a antecipação da eleição da Mesa Diretora. O presidente era Josué Neto, que apoiou Cidade e compôs a chapa no cargo de 1° vice-presidente.
Em 1° de fevereiro deste ano, dentro das quatro linhas da Constituição, Cidade foi reeleito para o segundo mandato (biênio 2023-2025) por unanimidade. Mas nem a Constituição nem o regimento interno da casa permitiam uma nova reeleição. Por isso, os deputados alteraram a legislação.
A mudança foi acertada com os parlamentares, mas, de acordo com o deputado Rosenha (PMB), “os dez novos deputados ficaram de fora do processo”. Ele reclamou que não gostou do rito, mas votou sim para eleger a chapa.
O deputado Daniel Almeida (Avante) também usou o microfone para reclamar que havia outros deputados interessados em lançar uma chapa para disputar com o grupo liderado por cidade, mas foi informado pelo presidente da sessão, deputado Carlinhos Bessa (PV), que o prazo de 1 hora para as inscrições de chapa já estava esgotado. “Na verdade, não sei nem como votar diante de tudo isso, mas eu voto sim”, disse Almeida.
Comments