top of page

Em sessão noturna, Assembleia muda Constituição e regimento, e reelege Roberto Cidade para 2025-2027

  • blogdojucem
  • 13 de abr. de 2023
  • 1 min de leitura

MANAUS – Em sessões extraordinárias realizadas no fim da tarde e início da noite desta quarta-feira (12), a Assembleia Legislativa do Amazonas mudou artigos da Constituição Estadual e do regimento interno da casa legislativa para permitir o terceiro mandato do presidente Roberto Cidade (União Brasil).


Cidade foi eleito presidente da Assembleia em dezembro de 2020, depois de uma sessão tumultuada em que os deputados também mudaram a Constituição Estadual para permitir a antecipação da eleição da Mesa Diretora. O presidente era Josué Neto, que apoiou Cidade e compôs a chapa no cargo de 1° vice-presidente.


Em 1° de fevereiro deste ano, dentro das quatro linhas da Constituição, Cidade foi reeleito para o segundo mandato (biênio 2023-2025) por unanimidade. Mas nem a Constituição nem o regimento interno da casa permitiam uma nova reeleição. Por isso, os deputados alteraram a legislação.


A mudança foi acertada com os parlamentares, mas, de acordo com o deputado Rosenha (PMB), “os dez novos deputados ficaram de fora do processo”. Ele reclamou que não gostou do rito, mas votou sim para eleger a chapa.


O deputado Daniel Almeida (Avante) também usou o microfone para reclamar que havia outros deputados interessados em lançar uma chapa para disputar com o grupo liderado por cidade, mas foi informado pelo presidente da sessão, deputado Carlinhos Bessa (PV), que o prazo de 1 hora para as inscrições de chapa já estava esgotado. “Na verdade, não sei nem como votar diante de tudo isso, mas eu voto sim”, disse Almeida.

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page