Janela partidária: ‘dança das cadeiras’ começa a movimentar cenário político
- blogdojucem
- 3 de mar. de 2022
- 1 min de leitura

Começa nesta quinta-feira (3) a abertura da janela partidária, a qual permite que os candidatos que buscam a reeleição, neste pleito de 2022, possam trocar de sigla sem que o ato se configure como “infidelidade partidária” e sem que haja perda do mandato, visto vez que este pertence ao partido e não ao parlamentar.
O “troca-troca” de cadeiras vai até o dia 2 de abril e esse mês será decisivo para as composições das legendas e de reforço delas, com novas assinaturas.
A eleição vai começar para valer, e deputados estaduais e federais que querem trocar de partido vão movimentar as peças do xadrez, além disso, vão querer holofotes para si, com as possíveis trocas.
A partir desta quinta-feira (3), deputados federais e estaduais estão autorizados a mudar de partido sem sofrer qualquer punição. A janela partidária seguirá até o dia 1º de abril. A tendência é que duas legendas do centrão, que agora são bolsonaristas, o PL e o PP, sejam as mais beneficiadas.
Entre os partidos dos presidenciáveis à Presidência neste ano, o PL é a sigla que mais deve ampliar o número de cadeiras na Câmara dos Deputados. Atualmente, a legenda do presidente Jair Bolsonaro tem 42 deputados em exercício. A estimativa, segundo interlocutores de Valdemar Costa Neto, presidente do partido, é que a bancada alcance a marca de aproximadamente 65 parlamentares o prazo final.
Comments