top of page

João Pedro abre mão da candidatura a governador a facilita acerto entre Lula e Eduardo Braga

  • blogdojucem
  • 14 de jun. de 2022
  • 2 min de leitura

O ex-senador João Pedro Gonçalves (PT) anunciou ontem no Instagran que desistiu de ser candidato a governador do Amazonas em nome de uma “meta maior, que é a retomada de um projeto nacional que resgate a nossa democracia, nossa soberania e a esperança do povo brasileiro, expressada na eleição do presidente Lula em 2022”, segundo disse na publicação. Na prática, a decisão dele deixa a pista livre para um acordo do ex-presidente e pré-candidato Luíz Inácio Lula da Silva (PT) com o senador Eduardo Braga (MDB), que passaria a ser o candidato do petista no Estado, desde que seu partido libere os diretórios para fazer alianças regionais e não imponha a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB/MS).


João Pedro e Eduardo têm mantido contato constante. Existe uma costura nacional a ser feita, que interessa aos dois e ao processo eleitoral mais à esquerda. O PT busca atrair partido de centro como o MDB para a composição que vai tentar recolocar Lula na Presidência. O empecilho neste momento é a pré-candidatura de Tebet, que não interessa a vários caciques da legenda emedebista.


Leia o texto publicado por João Pedro:


“Há cerca de um ano, um valoroso grupo de militantes do Partido dos Trabalhadores começou a discutir a importância de termos uma candidatura de esquerda, que defendesse o legado do PT e dos governos Lula e Dilma no nosso estado e que implementasse um verdadeiro governo democrático e popular no Amazonas. Assim, apontaram o nosso nome, por nossa trajetória política e de vida pública, para liderar esse projeto.


Aceitamos esse honroso desafio e lançamos a nossa pré-candidatura ao governo do Estado do Amazonas, que ganhou apoio dentro do PT, de parte do campo de esquerda e de setores democráticos da política do nosso estado.


Contudo, nunca dissociamos esse projeto da nossa meta maior, que é a retomada de um projeto nacional que resgate a nossa democracia, nossa soberania e a esperança do povo brasileiro, expressada na eleição do presidente Lula em 2022.


No último dia 06 de junho, em reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral – GTE Nacional, presidida pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, que contou com a presença de dirigentes dos partidos da nossa federação, Vamos Juntos Pelo Brasil, além de representantes de outros partidos aliados, que já nos apoiam no primeiro turno, o presidente Lula, que estava presente na reunião, fez um pedido para que retirássemos a nossa pré-candidatura, a fim de que se avancem articulações políticas, que fortalecerão o nosso projeto nacional.


Desta forma, por entendermos que nunca foi tão importante a eleição do presidente Lula e tudo que ela representa diante das ameaças à nossa democracia, bem como ao Bioma Amazônico e os nossos povos tradicionais, principalmente os povos indígenas e os ribeirinhos, decidimos, em comum acordo com os companheiros e companheiras que nos apoiaram nessa luta, retirar a nossa pré-candidatura ao governo do Estado.


Ressaltamos que confiamos no presidente Lula e na nossa direção nacional na condução desse processo político tão importante para a vida futura da sociedade brasileira.


Lula já lidera as pesquisas de intenções de votos no Estado do Amazonas. Continuaremos empenhados na sua pré-campanha no Estado, rumo à sua vitória já no primeiro turno.”

Comments


Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page