top of page

Pela primeira vez na história uma chapa de direita tem chance de conquistar reitoria da UFAM

  • blogdojucem
  • 9 de abr.
  • 2 min de leitura

O que parecia inimaginável aconteceu. O professor Marcos Antônio de Freitas, o “Marcão”, venceu por muito pouco a eleição para reitor de Universidade Federal do Amazonas, com 33,27%% dos votos e vai disputar o segundo turno com a professora Tanara Lauchner, que chegou apenas 0,03% atrás dele. Será o primeiro candidato de direita a disputar com chances o cargo que tradicionalmente é ocupado ou por alguém de esquerda ou por representantes do centro democrático desde a redemocratização do país, na década de 80. O próximo pleito ocorre na segunda-feira que vem (14).


A votação, totalmente on-line, das 8h às 20h, por meio do sistema Helios, apontou, entre cinco concorrentes, as chapas 25 – “Por uma Ufam que humaniza, inclui e transforma”​, de Marco Antônio de Freitas Mendonça (reitor) e Armando Araújo de Souza Júnior (vice)​, e 57 – “Mudança!”​, de Tanara Lauschner​ e Geone Maia Corrêa​. Esta última é filiada ao Partido Comunista do Brasil (PC do B) e até pouco tempo exercia cargo de subsecretária para a Amazônia no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, do governo Lula da Silva (PT).


Para vencer em primeiro turno, a chapa teria que ter alcançado 50% mais um dos votos válidos. Agora, a disputa final será em segundo turno, no próximo dia 14.


Embora Marco Antônio não tenha ações de militância pela direita na política, ele fez movimentos na direção deste espectro político, o principal deles uma aproximação com a dona da faculdade Fametro, Maria do Carmo Seffair, que dirige o Partido Novo no Amazonas.


Esta sim, é participante ativa da política partidária e legítima representante da direita no pais. ​


Pouco mais de 12 mil membros da comunidade votaram. Mais de 34 mil estavam aptos para participar da escolha.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page