Plínio é criticado por associação Yanomami por declarações contra o trabalho de ONGs e do FA
- blogdojucem
- 2 de abr. de 2023
- 1 min de leitura

A Associação Yanomami do Rio Cauaburis e Afluentes (Ayrca), em nova divulgação na última quinta-feira, 30, repudiou as declarações do senador Plínio Valério (PSDB-AM) de desqualificação do trabalho de organizações não governamentais realizados junto às comunidades yanomamis e do Fundo Amazônia.
De acordo com o senador, “o drama do povo yanomami e as graves denúncias da falta de assistência médica a esses indígenas confirmam a absoluta necessidade de uma investigação sobre as ONGs que operam na Amazônia”.
Plínio Valério defende, por exemplo, que as comunidades indígenas possam ter independência por meio de comercialização e exploração das riquezas da floresta e que não sejam tratados apenas como “meros contempladores da natureza” e em uma situação de sobrevivência, sem outros direitos senão os “de comer e dormir, e nada mais”.
Segundo Plínio Valério, o drama do povo yanomami e as graves denúncias da falta de assistência médica a esses indígenas confirmam a absoluta necessidade de uma investigação sobre as ONGs que operam na Amazônia.
A maior prova do que o Senador falou, é que os Yanomamis estão morrendo de fome. Se as ONGs tivessem feito o que se propôs não teria problema nas aldeias.