top of page

Possibilidade de vice-governador sair do Avante e se filiar ao União Brasil agita bastidores da política amazonense, mas ele nega

  • blogdojucem
  • 24 de jun.
  • 2 min de leitura

A possibilidade, cada vez mais comentada, de o vice-governador Tadeu de Souza deixar o Avante e se filiar ao União Brasil está agitando os bastidores da política amazonense porque sinaliza dois movimentos importantes: a provável saída do governador Wilson Lima (UB) para disputar uma vaga no Senado e a posse de seu companheiro de chapa, que desta forma se posicionaria para ser candidato à reeleição no cargo, com apoio do grupo que comanda o Estado hoje. Ele, entretanto, não confirmou ao blog a troca de partido.


A filiação de Tadeu ao União seria a condição principal imposta por Wilson para deixar o cargo e apoiar seu vice na disputa pelo Governo.


A posse de Tadeu não apenas o coloca como protagonista do processo eleitoral, como também mexe diretamente com os interesses de dois personagens importantes: o senador Omar Aziz (PSD) e o prefeito de Manaus. O primeiro conta com o apoio da máquina estadual como decisivo para duas pretensões de voltar ao Governo, mas para isso precisaria manter Wilson na cadeira até o final do mandato. Com o vice no cargo a possibilidade de apoio ao parlamentar é perto de zero.


Com Tadeu empossado, mas sem a troca de partido, o prefeito David Almeida seria o grande beneficiado, podendo sair candidato a governador com apoio das duas principais máquinas administrativas do Amazonas: o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus. Com o vice-governador em outra legenda, especialmente o União, a garantia de apoio ao comandante de Manaus se dissiparia,


PL à espreita


A filiação de Tadeu também não é descartada pelo PL, mas sua ida ao União também interessa à legenda de Jair Bolsonaro. A ideia seria montar uma chapa de direita com o vice-governador na cabeça, a professora Maria do Carmo Seffair como vice e uma chapa ao Senado formada pelo deputado federal Capitão Alberto Neto e Wilson. Com o comando do Estado garantido, o grupo poderia unir a direita amazonense.


Por enquanto tudo é especulação, mas a fumaça cada vez mais forte indica que há fogo.

Comments


Commenting on this post isn't available anymore. Contact the site owner for more info.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page