TRE-AM anula os votos do partido a Agir na eleição de 2020, por causa de fraudes em candidaturas femininas, e vereador Peixoto pode perder o mandato
- blogdojucem
- 12 de mar. de 2024
- 1 min de leitura
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) decidiu hoje, por 5 votos a 1, anular todos os votos do partido Agir (antigo PSC) na eleição de 2020, derrubando assim o mandato do vereador Antonio Peixoto, da Câmara Municipal de Manaus. A corte aceitou representação do ex-vereador Isaac Tayah (DC), que denunciou o uso de recursos públicos por candidatas que não chegaram a ter um único voto, o que evidenciaria a fraude praticada pela legenda.
Tayah denunciou também o PV pela mesma prática e pediu a cassação do mandato do vereador Professor Fransuá. Se a cassação deste também for confirmada, que fica com a vaga é o denunciante.
Já para a vaga de Peixoto, o substituto imediato seria Alonso Oliveira (Avante). Este, porém, já assumiu o mandato, com a renúncia de Wanderley Monteiro, eleito no passado deputado estadual.
Dessa forma, o segundo suplente do Avante poderia ficar com o mandato, mas este, Rodinei Ramos, também não poderá mais. É que ele teve registro de candidatura definitivamente cassado pelo TSE.
Assim, quem aguardará o chamado para a possível posse, será o candidato Pai Amado, que obteve 3.965 em 2020.
Comentários