UB, MDB, PSDB e Cidadania negociam candidato único para o Planalto
- blogdojucem
- 7 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Os partidos União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania estão negociando a indicação de um candidato único para concorrer à Presidência da República na eleições 2022. Nessa quarta-feira (6/4), após reunião em Brasília, as legendas, defensoras da ‘terceira via’, reafirmaram que estão em “tratativas” para indicar o nome ao Planalto e lançaram o convite a outros partidos.
A informação foi divulgada em nota e em postagens em redes sociais, como o Twitter. No texto, as siglas “reafirmam tratativas para apresentar um candidato(a) à Presidência da República como a alternativa no campo democrático”.
O movimento tenta lançar o nome da tão chamada “terceira via”, que é desejada por setores da política como alternativa às campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL). Até o momento, os partidos não falaram em construírem uma federação.
No próximo dia 14 de abril, conforme a nota divulgada pelas legendas, o União Brasil confirmará o nome do partido para apreciação “desse conjunto de forças políticas”. O candidato (a) de consenso será anunciado (a) no dia 18 de maio, uma quarta-feira, em Brasília.
“Conclamamos outras forças políticas democráticas para que possam se incorporar a esse projeto em defesa do Brasil e de todos os brasileiros”, afirma o texto divulgado. Assinam a nota: Luciano Bivar (União Brasil), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB) e Roberto Freire (Cidadania).
A corrida presidencial esquenta de novo com o movimento, pois até o início da semana, parecia consenso que o ex-juiz Sérgio Moro (UB e ex-Podemos) desistiria da campanha para tentar o Senado ou a vaga de deputado federal por São Paulo. Isso ocorreu após ele ter afirmado anteriormente que não desistia de nada, contrariando uma ala do UB.
Do outro lado, dentro do PSDB há a disputa entre o ex-governador de São Paulo, João Dória, e o ex-governador do Rio Grande Sul, Eduardo Leite. Dória, aprovado nas prévias do partido do ano passado para concorrer à Presidência, foi surpreendido com a articulação no nome de Leite. O tucano gaúcho já acenou ser propenso a uma candidatura a vice-presidente, tanto em uma chapa com Sérgio Moro, quanto com Simone Tebet (MDB).
Yorumlar