Visita de Joe Biden consolida Manaus como a capital da Amazônia internacional
- blogdojucem
- 18 de nov. de 2024
- 2 min de leitura

A visita, ontem, do presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a Manaus consolida a cidade como a capital da Amazônia internacional. Na passagem de pouco mais de cinco horas ele anunciou o aumento das contribuições norte-americanas para o Fundo Amazônia em mais 50 milhões de dólares (o equivalente a R$ 290 milhões), totalizando 100 milhões de dólares (R$ 580 milhões), sujeito à aprovação do Congresso Americano.
A capital amazonense foi uma das paradas escolhidas pelo chefe de Estado norte-americano durante agenda oficial que vai cumprir no Brasil, incluindo a participação na cúpula do G20, no Rio de Janeiro. Essa é a primeira vez que um presidente dos EUA visita o estado durante o mandato. Biden desembarcou em Manaus por volta das 12h40 (hora Manaus) desse domingo, 17/11. O líder da maior potência econômica mundial desembarcou na cidade vindo de Lima, capital do Peru, onde se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping.
“Isso mostra a importância geopolítica da nossa região. O maior líder mundial fez questão de vir a nossa cidade para conhecer a nossa floresta, os nossos problemas, inclusive, falava sobre isso na nossa recepção e com certeza esse é um dia histórico. Fico muito honrado de poder recebê-lo e, acima de tudo, mostrar a importância que Manaus tem no cenário mundial”, afirmou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante).
Após a recepção em solo manauense, Biden realizou um sobrevoo sobre a capital amazonense e visitou o Museu da Amazônia (Musa), localizado no bairro Cidade de Deus, zona Norte. No local, ele anunciou uma série de ações que visam incentivar a preservação do meio ambiente. O presidente participou de uma visita guiada ao espaço, o maior fragmento de floresta primária em área urbana do Brasil.
A ação demonstra a importância da Amazônia para os Estados Unidos no contexto turístico, econômico, ambiental e na área de educação. Na economia, o Amazonas tem 20 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) com participação de capital norte-americano. Os Estados Unidos também é o principal emissor de turistas para o Amazonas, representando algo em torno de 28% da movimentação de estrangeiros. Por conta disso, o governador Wilson Lima tem destacado a importância de um escritório da embaixada em Manaus.
Após encerrar a passagem pelo Amazonas, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde participará do G20, nos dias 18 e 19 de novembro. De acordo com agenda divulgada pela Embaixada dos EUA, Biden participará do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e de sessões de trabalho da cúpula do G20. A programação termina com um almoço entre Joe Biden com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Comments