Wilson pede autorização da Aleam para empréstimo de quase R$ 1 bilhão
- blogdojucem
- 24 de nov. de 2023
- 1 min de leitura
O governador do Amazonas Wilson Lima (UB) pediu da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), no dia 13 de novembro, autorização para emprestar, junto ao Internationat Bank for Reconstruction and Development (IBRD), US$ 200 milhões de dólares, equivalente a R$ 980 milhões.
Na mensagem do governador enviada à Casa, Lima justifica o pedido afirmando que o recurso financeiro objetiva consolidar o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Econômica, Social e Ambiental do Estado do Amazonas (PRÓ-SUSTENTÁVEL II).
Além disso, segundo o mandatário, o empréstimo de quase R$ 1 bilhão “irá apoiar as medidas de controle do avanço das despesas correntes, decorrentes do efeito pós-pandemia da Covid, e da queda de arrecadação tributária, notadamente do ICMS. Simultaneamente, reforçar investimentos nos mecanismos de proteção ao meio ambiente, de incentivo às iniciativas de bioeconomia e serviços ambientais, com oportunidades de geração de empregos verdes e renda nos municípios do interior”.
No documento, publicado no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Aleam, o governador destaca que, para manter programas de desenvolvimento nos últimos anos, o Estado contratou diversas operações de crédito, mas o estoque da dívida não é elevado e se mantém estável.
A seguir, o mandatário pediu a votação para o empréstimo em regime de urgência. A Assembleia Legislativa do Amazonas ainda não analisou o pedido.






Comentários