top of page

Apoiou reforma de 2019 e agora critica a municipal: Zé Ricardo diz que Alberto Neto ‘tenta fazer uma média para as eleições’

  • blogdojucem
  • 7 de nov.
  • 3 min de leitura
ree

O vereador de Manaus Zé Ricardo (PT) criticou a aprovação, em primeira discussão, da reforma da previdência na capital amazonense, votada na quarta-feira (5). Ele também questionou a mudança de postura do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) em relação ao tema, aprovado nacionalmente em 2019, e apontou possível movimentação de caráter eleitoral.


Em continuidade ao tema, o Portal AM1 publicou material no qual apurou que Capitão Alberto Neto, então filiado ao PRB, votou a favor da reforma previdenciária de 2019. Agora, entretanto, ele critica proposta semelhante em discussão na Câmara Municipal de Manaus, enviada pelo Executivo municipal.


Na ocasião, apenas um deputado federal do Amazonas votou contra a proposta nacional: Zé Ricardo. Já Capitão Alberto Neto, Delegado Pablo, Marcelo Ramos, Sidney Leite, Silas Câmara, Átila Lins e Bosco Saraiva, atual superintendente da Suframa, foram favoráveis ao texto. Atualmente vereador, Zé Ricardo também se posiciona contra a reforma previdenciária municipal, mantendo o mesmo entendimento apresentado em 2019.


Diante disso, a reportagem entrou em contato com o deputado federal Capitão Alberto Neto, por meio de sua assessoria, para questioná-lo sobre a mudança de postura e aguarda retorno. O portal também procurou o vereador Zé Ricardo, que respondeu aos questionamentos da reportagem.


Ao Portal AM1, o parlamentar do Partido dos Trabalhadores classificou como injusta a reforma de 2019, comentou a redução do valor médio das aposentadorias e destacou os impactos das regras de transição, que ampliavam o tempo adicional de trabalho.


“Uma situação injusta. Além da redução do percentual do valor das pensões, também é uma situação extremamente injusta, porque, imagine: a pessoa está dependendo de uma aposentadoria, depois da pensão, geralmente pessoas idosas, pessoas que estão precisando e, sem dó e sem piedade, o governo Bolsonaro aprovou aquilo, que foi uma redução do valor das pensões. E o deputado Capitão Alberto apoiou esse absurdo contra os idosos, contra os brasileiros e contra os aposentados. E eu votei contra. Eu fiquei do lado dos trabalhadores”, disse Zé Ricardo.

Na sequência, Zé Ricardo traça paralelos entre o texto discutido na Câmara Municipal de Manaus e a proposta nacional, destacando semelhanças entre os dois projetos.


“O novo cálculo da aposentadoria não aumenta a aposentadoria dos servidores municipais; pelo contrário, cria várias situações em que há prejuízo, além de exigir que os homens trabalhem cinco anos a mais e as mulheres, sete anos a mais”, afirmou o vereador.

Ele também questiona as intenções do deputado federal Capitão Alberto Neto ao criticar o projeto enviado pelo Executivo municipal, apesar de ter votado a favor de medida semelhante no Congresso Nacional em 2019.


“É interessante que agora o deputado Capitão Alberto faça uma crítica em relação ao projeto da Prefeitura. Quer dizer, lá em Brasília ele votou contra os trabalhadores e agora, talvez para fazer uma média para as eleições do ano que vem, para tentar angariar a simpatia do eleitorado de Manaus, ele vem com esse discurso, dizendo que é contrário a esse projeto da Prefeitura”, alegou Zé Ricardo.


Postura de Alberto Neto


A manifestação de Capitão Alberto Neto acompanha o posicionamento dos vereadores do Partido Liberal na Câmara Municipal, que votaram contra o projeto encaminhado pelo Executivo. A proposta gerou críticas, mobilizações e indicativos de greve entre professores da rede pública municipal de ensino.


Nas redes sociais, o deputado publicou um vídeo nesta quinta-feira (6) no qual critica a base aliada da Prefeitura pela aprovação do projeto que altera regras da previdência dos servidores públicos.


“Hoje, a base aliada do prefeito aprovou em primeira votação uma reforma da previdência cruel, que tira direitos e penaliza quem mais merece respeito: os professores, os profissionais da saúde e todos os servidores municipais. É revoltante ver tanto descaso com quem dedica a vida a servir a população”, afirmou o parlamentar.

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page