top of page

Conheça o “pacote de bondades” que o Governo anunciou para os servidores públicos da Educação, Segurança, setor primário e sistema penitenciário às vésperas do ano eleitoral

  • blogdojucem
  • 5 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

O governador Wilson Lima (União) decidiu anunciar ontem um “pacote de bondades” para o funcionalismo público, às vésperas da renúncia, quase certa, para concorrer ao Senado em 2026. As medidas focam nos servidores da Educação, Segurança Pública, Setor Primário e Sistema Penitenciário.


Na área da Educação, o pacote assegura a data-base de 2025, com reajuste de 5,06%, além de contemplar progressões horizontais para 22.532 servidores e progressões por titulação para outros 730 profissionais. Há datas base em aberto, segundo destaca o Sindicato da categoria.


Na Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, o pacote implementa a Lei de Proteção Social dos Militares, que será encaminhada à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A legislação regulamenta a transferência para a reserva, em conformidade com a legislação federal, e permite a reorganização das carreiras militares, garantindo mais previsibilidade e estabilidade ao longo da trajetória profissional. Não houve menção às datas-base da categoria, também em aberto.


No Setor Primário, 650 servidores das instituições que compõem o Sistema Sepror, a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) e a Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), serão beneficiados com reajuste salarial de 10%. A medida inclui a absorção das datas-bases passadas, unificando o ciclo de reajuste. É a única categoria contemplada dessa forma.


No Sistema Penitenciário, o pacote contempla 148 servidores estatutários, sendo 35 policiais penais, com a criação do primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) da categoria. A nova lei, que também será enviada à Assembleia Legislativa, garante um aumento salarial médio de quase 10% e moderniza a estrutura funcional da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page