David adota ritmo frenético de entregas, foge de polêmicas políticas e aposta em virada de chave no verão
- blogdojucem
- 17 de jun.
- 6 min de leitura


O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) tem adotado, nos últimos dias, um ritmo frenético de entregas e procurado ao máximo se esquivar das polêmicas relacionadas à eleição de 2026. Também aposta todas as fichas no verão que se aproxima para reverter a situação das ruas da cidade, com um grande programa de recapeamento e tapa-buracos. Ontem ele passou quase todo o dia ao lado do vice-prefeito Renato Junior (Avante), para afastar boatos de atritos entre os dois. Em clima cordial, os dois entregaram a Mini Vila Olímpica de Santo Antônio, “Jair Sampaio”, uma obra solicitada há anos pela comunidade, liberou novos trechos do complexo Rei Pelé, na zona Leste, e ultimou detalhes para a liberação de uma nova Praça das Águas na Lagoa da Compensa.
Nos últimos dias circularam muitos boatos sobre um possível conflito entre o prefeito e seu vice. Ambos já negaram. David procurou não dar muita importância. “Fofoca não se responde”, chegou a dizer. Já em relação ao senador Eduardo Braga (MDB), um de seus principais aliados, a relação realmente teve um estremecimento depois que o presidente nacional do Avante, Luís Tibé, lançou a candidatura do chefe da Casa Civil da Prefeitura, Marcos Rotta, ao Senado. O prefeito tem tentado administrar a situação, evitando a exposição pública do problema, mas há de fato um afastamento entre os dois e bombeiros tentam resolver a situação.
Em relação à agenda administrativa, David se prepara para responder às críticas sobre o estado das ruas, um dos principais problemas atuais de sua gestão. Depois de enfrentar um dos invernos mais rigorosos dos últimos anos, ele entende que o verão trará a oportunidade de virar a chave e se livrar dos buracos. Prepara uma mega-operação neste sentido.
Revitalização
A Mini Vila Olímpica Jair Sampaio é a 28ª estrutura esportiva revitalizada na atual gestão, reafirmando o compromisso da administração municipal com o esporte como ferramenta de inclusão social e transformação de vidas.
“Eu fico muito feliz, quando a gente entrega um complexo como esse. É uma estrutura muito bonita, que eu visitei várias vezes durante a obra. Sempre repito: quando investimos no esporte, estamos formando cidadãos. O esporte, junto com a educação, são as maiores ferramentas de inclusão social. Aqui estamos ampliando horizontes e dando oportunidades para jovens, adultos e crianças. Agora, o cuidado deste espaço passa a ser da comunidade. Peço que todos zelem por essa estrutura, que foi feita para vocês”, destacou o prefeito David Almeida durante a solenidade de entrega.
Com área total de mais de 31 mil metros quadrados, a revitalização contemplou a reforma da piscina, com 1.682 metros quadrados, a recuperação total das quadras coberta e descoberta, instalação de piso modular, modernização de instalações elétricas e hidrossanitárias, drenagem do campo de areia, além da criação de novos espaços para a prática de zumba, hidroginástica, artes marciais e diversas atividades esportivas e recreativas.
O vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Renato Junior, destacou o trabalho conjunto das secretarias e o alcance social da obra. “A Seminf não cuida apenas da infraestrutura viária. Também devolvemos a dignidade do esporte. São 49 ruas recapeadas aqui no Santo Antônio e 27 estruturas esportivas entregues até aqui. Hoje, entregamos um espaço com cobertura metálica nova, piscina revitalizada, kimono novo para as artes marciais, e, o mais importante, um ambiente seguro, com sistema de reconhecimento facial que garante tranquilidade à comunidade. Enquanto houver força dentro da gente, vamos seguir trabalhando pela cidade e pelas pessoas”, afirmou.
Homenagem
A nova estrutura também presta homenagem à memória de dois jovens do bairro: Herring Silva e Jair Sampaio, cujos nomes passam a batizar espaços da minivila olímpica. Para o diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Joel Silva, a entrega representa um novo tempo para o esporte comunitário da cidade. “Estamos virando a chave. Nunca se fez tanto pelo esporte comunitário em Manaus. Aqui cuidamos de pessoas, de jovens que hoje encontram no esporte a oportunidade de um futuro longe das drogas e da criminalidade. O que estamos entregando hoje é a melhor minivila olímpica do Norte do país”, destacou.
A cerimônia contou com a presença de moradores, atletas, lideranças comunitárias e vereadores. A estudante Juliana Hayashi, de 16 anos, moradora do bairro e praticante de natação, celebrou a nova estrutura. “Fiquei muito impressionada com a estrutura. É muito grande e bonita. Só tenho a agradecer à prefeitura por esse investimento que vai nos ajudar muito”, afirmou. Já a moradora Vanessa Bindá, mãe de dois filhos, ressaltou o impacto direto na comunidade. “Agora, meus filhos poderão praticar esporte com segurança e dignidade no próprio bairro. A comunidade agradece”.
Com a revitalização da Mini Vila olímpica Jair Sampaio, a gestão David Almeida consolida mais uma entrega estratégica dentro do seu programa de fortalecimento das políticas públicas de esporte e lazer, promovendo saúde, cidadania e desenvolvimento humano em toda a cidade.
Rei Pelé
Na noite desta segunda-feira novos trechos do complexo Rei Pelé fora liberados para o tráfego de veículos, a exemplo da alça lateral que interliga as avenidas Itaúba, Camapuã e Grande Circular.
“Estamos acompanhando a liberação dessa alça lateral. O trânsito flui com tranquilidade e assim seguimos avançando para que possamos, o mais rápido possível, entregar este complexo viário com todas as suas áreas de lazer e convivência”, afirmou o prefeito durante vistoria.
Paralelamente à liberação das pistas laterais, a obra segue em ritmo intenso nas etapas finais de execução. Nesta segunda-feira, as equipes da Seminf iniciaram o asfaltamento no interior dos túneis da trincheira, aplicando cerca de 600 toneladas de massa asfáltica em mais de 3,6 mil metros quadrados de área. “Com o tempo firme, vamos avançar bastante nos próximos dias”, destacou o prefeito.
Com 98% da obra já concluída, a gestão municipal reafirma o compromisso de concluir a entrega completa do complexo até o fim de junho, mesmo com as dificuldades ocasionadas pelas chuvas intensas registradas nas últimas semanas, que provocaram ajustes no cronograma inicial.
A estrutura do complexo viário Rei Pelé é considerada uma das maiores intervenções de mobilidade urbana da gestão David Almeida na capital amazonense, com 44.500 metros quadrados de área construída, trincheira de 569 metros, túnel de 270 metros, elevados e um amplo conjunto de áreas de lazer, incluindo academia ao ar livre, playground, quadras esportivas, pista de skate coberta, espaço para zumba, pista de caminhada e ringue de lutas.
“A zona Leste de Manaus vive um novo momento. Além de resolver problemas históricos de trânsito, estamos entregando um grande espaço de convivência e qualidade de vida para milhares de famílias”, reforçou o vice-prefeito, Renato Junior.
As liberações parciais das pistas já começam a refletir na fluidez do tráfego local, reduzindo os congestionamentos e garantindo maior segurança para condutores e pedestres da região. A obra é executada com 100% de recursos próprios da Prefeitura de Manaus.
Praça Molhada
O prefeito esteve no fim da tarde desta segunda-feira, 16/6, na lagoa da Compensa, zona Oeste, para acompanhar a vistoria técnica final e os testes de sincronização coreográfica de águas e luzes da nova praça molhada do espaço, que será entregue oficialmente à população na quarta-feira, 18/6.
“Mais uma novidade aqui na lagoa da Compensa. Acabamos de concluir o teste final e, na quarta-feira, estará à disposição dos moradores da Compensa, São Jorge, Santo Antônio, Vila da Prata e de toda a zona Oeste. A praça molhada é mais um presente para as famílias aproveitarem com segurança e qualidade”, destacou o prefeito David Almeida durante a inspeção.
A obra integra o conjunto de ações promovidas pela Prefeitura de Manaus dentro dos eixos desenvolvimento urbano sustentável e qualidade de vida e bem-estar social, que norteiam a atual gestão. O espaço foi projetado para oferecer lazer seguro e acessível, promover o convívio comunitário e estimular a ocupação saudável dos espaços públicos, ao mesmo tempo em que valoriza o meio ambiente e fortalece o desenvolvimento social da capital.
Desde a revitalização da lagoa da Compensa, o local se consolidou como um novo polo de lazer, turismo e convivência da cidade, recebendo famílias de todas as regiões de Manaus. Com a inauguração da praça molhada, a prefeitura amplia ainda mais as opções de entretenimento e lazer disponíveis para a população da zona Oeste.
A solenidade de entrega está marcada para quarta-feira, 18, com a presença do prefeito David Almeida e autoridades municipais. A Prefeitura de Manaus convida toda a população a participar deste momento de celebração e entrega de mais um equipamento público pensado para o bem-estar das famílias manauaras.




Comentários