Em Iranduba, blog tenta induzir eleitores com pesquisa de 2023 para atacar prefeito
- blogdojucem
- 27 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Mais uma vez pessoas estão utilizando uma pesquisa de intenção de voto realizada no ano passado para induzir eleitores a acreditarem que se trata de uma fotografia do cenário político atual. Dessa vez o caso envolve o município de Iranduba.
Nesta quinta-feira (27/06) um blog de Manaus divulgou o print de uma pesquisa realizada pela Perspectiva Mercado e Opinião, realizada em 2023 para “sustentar” uma matéria que tem a clara intenção de atacar o atual prefeito de Iranduba, Augusto Ferraz (União Brasil). O link do conteúdo fake foi distribuído em grupos de whatsapp no município.
“Essa não é a primeira vez que utilizam pesquisas de forma fraudulenta para tentar manipular a opinião pública. Pegaram uma pesquisa realizada no ano passado pela Perspectiva e estão divulgando como se fosse atual. Isso é um crime e quem está distribuindo deve ser punido”, denuncia Durango, proprietário da empresa.
“A Perspectiva não divulgou nenhuma pesquisa eleitoral este ano”, ressaltou.
Ele espera que o Ministério Público e a Justiça Eleitoral tome providências para apurar e punir os responsáveis. Principalmente para evitar o que aconteceu no mês de fevereiro no município de Fonte Boa, onde também utilizaram uma pesquisa realizada no ano passado e divulgaram como se fosse deste ano.
Em maio, o fato também se repetiu, desta vez tentando induzir eleitores do município de Tabatinga. Também manipularam dados nos municípios de Carauari e Humaitá, no primeiro semestre deste ano.
A divulgação de pesquisa fraudulenta é crime segundo a Lei no 9.504/1997 e prevê aos responsáveis pela divulgação a aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.
Comentarios