top of page

Ligação clandestina de água rompe durante chuva forte e causa deslizamento de terras que levou a óbito pai e filha, além de ferir outras três pessoas na Redenção

  • blogdojucem
  • 20 de jan. de 2025
  • 3 min de leitura

Uma ligação clandestina de água rompeu na manhã deste domingo (19/2) e provocou o deslizamento de uma encosta na rua 9 do conjunto Hileia, no bairro da Redenção, zona Centro-Oeste de Manaus, destruindo duas casas localizadas ao pé do barranco, uma área considerada de “risco” para construção de moradias. Duas pessoas morreram e outras três foram resgatadas com vida e levadas a hospitais.


Conforme avaliação de corpo técnico, o perímetro afetado pelo deslizamento é considerado arriscado para moradias e que, por conta da ligação clandestina de tubulação de água, uma infiltração sobrecarregou a encosta. O prefeito em exercício de Manaus e secretário de Infraestrutura, Renato Junior, esteve no local. Ele disse que outras quatro casas foram afetadas e seus moradores orientados a deixar o local.


O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), que retomou sua agenda de trabalho ontem depois de um período de férias, decretou luto oficial de dois dias e cancelou inaugurações que faria hoje em homenagem a Jeferson Araújo Pereira, 32, e sua filha, Ester Amorin, 8, cujos corpos foram encontrados abraçados por volta das 22 horas pelos bombeiros.


Três pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas a hospitais da cidade: Matheus Oliveira Amorin, 16; Juliane Amorin, 27, e Alycy Vitoria Ponte, 13.


Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sminf) trabalharam durante todo o dia na proteção do talude, que perdeu toda a vegetação.Uma lona foi implantada na área para, caso ocorram mais chuvas, o solo não seja mais encharcado e novos deslizamentos de terra não ocorram no local.


“Ligações clandestinas de tubulação de água constituem uma irregularidade, infelizmente, recorrente na nossa cidade. Esse erro atrelado ao contexto dessa área, imprópria para construção de moradias, nos traz ao dia de hoje. As equipes da Seminf têm atuado dia após dia na contenção de erosões, já sanamos 32 áreas como essa, mas é claro que ainda há muito trabalho a fazer e faremos”, disse Renato Junior.


Até o momento, oito famílias já foram inseridas no benefício Auxílio-Aluguel, por meio do Serviço de Proteção em Situações de Calamidades Públicas e Emergências. Além deste, os atingidos ainda receberão outros benefícios eventuais de acordo com suas principais demandas, tais como cestas básicas, kits de higiene pessoal, colchões, entre outros.


“Algumas horas após o deslizamento, nossas equipes prontamente realizaram os atendimentos às famílias que foram afetadas por essa tragédia. Com o apoio das demais secretarias acionadas, estamos trabalhando para que toda a assistência necessária seja oferecida aos atingidos e para que ninguém fique desamparado”, destacou o secretário Saullo Vianna, da Assistência Social.


Ao todo, 58 bombeiros, incluindo especialistas em resgate em estruturas colapsadas, salvamento e atendimentos de primeiros socorros, atuaram no local com cães de resgate da corporação.


Na primeira residência atingida, uma pessoa foi socorrida e levada ao hospital. Na segunda casa, com quatro moradores, duas pessoas foram resgatadas com vida.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), até as 14h deste domingo, quatro vítimas foram atendidas em unidades da rede pública. Uma paciente, de 13 anos, foi atendida no Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Oeste, passou por consulta e exames, e recebeu alta médica. No Serviço de Pronto-Atendimento (SPA) José Lins, um menino, de 6 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Sul, onde segue internado. Um paciente, de 19 anos, foi transferido para o Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde está realizando exames. Outro paciente, de 16 anos, também está sendo atendido no HPS 28 de Agosto.


A Defesa Civil do Estado permanece no local, oferecendo suporte e monitoramento contínuo para garantir a segurança da população. De acordo com o órgão, o volume de chuva registrado pelo pluviômetro da região atingiu 60,09 milímetros durante a madrugada.


A Defesa Civil trabalha na elaboração de laudo para apontar as causas técnicas do desabamento.


Comentários


Não é mais possível comentar esta publicação. Contate o proprietário do site para mais informações.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page