Mais de dois mil motoristas foram multados este ano por estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos
- blogdojucem
- 14 de ago.
- 1 min de leitura

De janeiro a julho deste ano, a Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), aplicou 2.260 multas a motoristas que estacionaram irregularmente em vagas reservadas a idosos e Pessoas com Deficiência (PcDs) com credenciais.
As ações de fiscalização foram realizadas em estacionamentos públicos, estabelecimentos privados de uso público e supermercados, reforçando o compromisso do município com a garantia de mobilidade e acessibilidade para quem tem direito a essas vagas especiais.
O diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, reforçou que a fiscalização será contínua. “Estamos intensificando as ações para coibir o uso irregular dessas vagas. A Prefeitura de Manaus não vai permitir que motoristas ocupem indevidamente um espaço que é direito de idosos e pessoas com deficiência”, afirmou.
De acordo com o artigo 181, inciso 20, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas reservadas sem a credencial emitida pelos órgãos de trânsito é infração gravíssima, sujeita à multa de R$ 293,47, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e remoção do veículo.
A constatação pode ocorrer mesmo sem abordagem do condutor, conforme previsto no Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (Resolução 985/2022 do Contran).
Comentários