Mulheres se reúnem na ALEAM para reforçar ativismo pelo fim da violência contra elas
top of page

Mulheres se reúnem na ALEAM para reforçar ativismo pelo fim da violência contra elas

  • blogdojucem
  • há 11 horas
  • 2 min de leitura
ree

A Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) reuniu mais de 500 mulheres no Auditório Belarmino Lins, nesta terça-feira (25/11), durante o evento “Café com Elas”, uma das principais ações da campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. A atividade foi organizada pela Procuradoria Especial da Mulher, sob coordenação da deputada Alessandra Campelo, em parceria com a presidência da Casa.


A programação contou com a palestra “De Mulher pra Mulher: Entendendo Nosso Corpo e Enfrentando Violências”, ministrada pela cientista social e mestra em antropologia Samya Fraxe, que abordou temas como ciclo menstrual, menopausa, consciência corporal, saúde emocional e autodefesa simbólica — traduzindo o corpo feminino como instrumento de potência e prevenção de violências. O encontro também contou com apoio do Governo do Amazonas, que levou uma ação do Programa Dignidade Menstrual, coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), ao Legislativo.


Protagonismo feminino e fortalecimento da rede de proteção


Procuradora Especial da Mulher da ALEAM, a deputada Alessandra Campelo destacou o avanço das políticas públicas para mulheres e ressaltou o apoio institucional recebido da presidência da Casa.


“É importante ressaltar que, embora nós sejamos, como mulheres, minoria aqui no plenário, a gente tem o apoio maciço do presidente Roberto e dos deputados para a realização do trabalho da Procuradoria. A ALEAM, entre todas as procuradorias da mulher do Brasil, é a que mais faz atendimentos diretos e a que tem participação mais ativa junto à rede de proteção. Agradeço aos meus colegas parlamentares por isso e reafirmo nosso compromisso em fortalecer cada vez mais as iniciativas de proteção às mulheres”, afirmou a parlamentar.


Alessandra coordena todas as ações da campanha dentro da ALEAM e enfatizou que iniciativas educativas são fundamentais para alcançar mulheres que muitas vezes não têm acesso a orientação especializada.


Presidente da ALEAM destaca consolidação da Procuradoria da Mulher


Autor de leis de proteção à mulher e responsável por colocar em funcionamento a Procuradoria Especial da Mulher, o presidente da ALEAM, deputado Roberto Cidade, abriu o evento reforçando o compromisso do Parlamento com a causa.


“Quando criamos a Procuradoria, começamos a ter atendimento diário a mulheres que precisam de apoio, e a Assembleia tem cumprido esse papel. A Procuradoria foi um sonho da deputada Alessandra que, na nossa presidência, saiu do papel. Hoje é um espaço de orientação e acolhimento digno às mulheres em momentos difíceis. Fico honrado em fazer parte disso. Que possamos ter, cada vez mais, mulheres empoderadas e conscientes dos seus direitos”, declarou.


Autonomia, conhecimento e acolhimento


O evento também foi um momento de troca e conscientização entre mulheres de todas as zonas de Manaus, incluindo lideranças comunitárias formadas pelo projeto Procuradoras Legais. A atividade integra o conjunto de ações da ALEAM no âmbito dos 21 Dias de Ativismo, campanha internacional que no Brasil se inicia em 20 de novembro para destacar o recorte racial da violência, que atinge especialmente mulheres negras.


A programação reforça o papel da Assembleia Legislativa como instituição atuante na defesa da mulher, ampliando informação, serviços e espaços de fortalecimento feminino.

Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page