Passagem do ministro das Cidades pelo Estado mostra que o Amazonas voltou a ter política habitacional, com quase 1.400 unidades habitacionais já a caminho da entrega
- blogdojucem
- há 6 dias
- 4 min de leitura

A política habitacional para construção de moradias populares e o sonho da casa própria voltaram a se tornar realidade para o povo do Amazonas. Nesta segunda-feira (05/05), o ministro das Cidades, Jader Filho, e o senador Eduardo Braga, ambos do MDB, cumpriram uma extensa agenda ao lado do também senador Omar Aziz (PSD), do prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) e até do governador Wilson Lima (UP), além dos prefeitos das cidades do interior por onde passaram. Eles entregarame 400 casas do programa “Minha Casa, Minha Vida” (MCMV) no município de Presidente Figueiredo, a cerca de 90 quilômetros de Manaus, vistoriaram as obras de 576 apartamentos no Parque das Tribos, em Manaus, e assinaram contrato para construir mais 400 unidades habitacionais em Tefé, a 520 quilômetros da capital.
“São mais de 87 mil casas em todo o Brasil que estavam (com obras) paralisadas. Estamos retomando todas essas obras porque elas não podem ficar paradas. Estamos reconstruindo o Minha Casa, Minha Vida graças também ao trabalho do senador Eduardo Braga, que foi presidente da comissão que fez a retomada do programa e tem sido um guerreiro pelo Amazonas. Ele foi pessoalmente conosco para que retomássemos essa obra aqui (Presidente Figueiredo)”, disse Jader Filho.
Segundo o ministro, o novo MCMV tem a previsão de entregar mais de 5 mil unidades habitacionais só em Manaus e mais de 10 mil casas e apartamentos em todo o estado do Amazonas.
O senado Eduardo Braga, ex-presidente da Comissão Mista no Congresso que aprovou a Medida Provisória (MP) nº 1.162/23, que recriou o MCMV, articulou junto ao Ministério das Cidades e à Caixa Econômica a retomada de obras paradas.
“É preciso lembrar que no governo anterior extinguiram o projeto Minha Casa, Minha Vida, ficaram anos sem contratar. As unidades que estavam sendo construídas foram paralisadas, tanto é que nós entregamos hoje 400 casas em Presidente Figueiredo que estavam inacabadas e que somente agora, em 2025, com o novo ‘Minha Casa, Minha Vida’ está sendo possível a entrega”, disse Eduardo Braga.
Presidente Figueiredo
Com um aporte de mais de R$ 34.798.865,75 do Fundo de Desenvolvimento Social, as 400 casas entregues hoje no município de Presidente Figueiredo tiveram as obras iniciadas em 2014 e foram paralisadas ao longo de mais de dez anos. As famílias contempladas são chefiadas por mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social cadastradas na “Associação de Mulheres que fazem”, instituição habilitada na modalidade “Entidades” do MCMV.
Terezinha de Jesus, presidente da “Mulheres que fazem” – que existe há 27 anos e hoje tem 3 mil associados, ressaltou o agradecimento e a perseverança das mulheres por esperar mais de dez anos até receber a casa própria.
“O programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ é um agente transformador de vidas. Aqui temos mulheres que estão deixando a área de risco, aqui temos mulheres que estão deixando o sacrifício do aluguel, aqui temos famílias que estão deixando a casa dos seus pais, o adensamento familiar e tantas outras situações. Eu e a minha equipe, o presidente Lula, o senador Eduardo Braga, o ministro Jader Filho, o senador Omar Aziz, o prefeito Fernando Vieira, podemos dizer: ‘valeu a pena perseverar, valeu a pena chorar, valeu a pena lutar, valeu a pena lutar contra os seus limites para que hoje vocês pudessem ter essa satisfação’”, disse Terezinha de Jesus.
Manaus
Na capital, no bairro Parque das Tribos, a comitiva federal foi recebida pelo prefeito de Manaus, David Almeida, pelo vice Renato Junior, e pelo secretário municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, além de vereadores e outras autoridades, para vistoriar as obras de 576 apartamentos do conjunto habitacional Judy Silva 1, 2 e 3, com recursos do MCMV.
Com a construção em estágio avançado, o conjunto deve ser um dos primeiros do Brasil a serem entregues sob o novo “Minha Casa, Minha Vida”.
“Estamos construindo 576 unidades habitacionais com qualidade acima da média, com previsão de entrega para setembro. Esta é uma obra do ‘Minha Casa, Minha Vida’, faixa 1, mas com padrão de faixa 2. É dignidade que estamos proporcionando. Nossa meta é entregar 4.500 moradias por ano até 2028. Já temos 4.700 contratadas e estamos prontos para iniciar a nova etapa do programa. Essa entrega é para quem mais precisa: indígenas, pessoas em situação de rua e famílias atingidas por calamidades. Estamos tirando essas pessoas das áreas de risco e devolvendo a elas o direito de viver com segurança e respeito”, afirmou o prefeito David Almeida.
Segundo Eduardo Braga, Manaus é um case de sucesso na implementação do MCMV. “Manaus é hoje uma das cidades mais avançadas na execução do ‘Minha Casa, Minha Vida’. Essa retomada só foi possível com o governo do presidente Lula e com a determinação do prefeito David Almeida. Estamos recuperando obras paradas desde 2012 e inscrevendo mais de 4 mil novas unidades. É um exemplo de gestão e compromisso social”, disse.
Tefé
Já no município de Tefé, a 520 quilômetros da capital, o ministro Jader Filho assinou o contrato para construção de 400 novas moradias dos residenciais “Nova Tefé” 1, 2 e 3, com a presença dos senadores Eduardo Braga e Omar Aziz, do prefeito Nicson Marreira e do governador Wilson Lima, além de outras autoridades.
Além disso, um projeto habitacional antigo em Tefé, o Castanheira, financiado pelo Banco do Brasil, onde 750 casas inacabadas foram invadidas pela população, será retomado também pelo Ministério das Cidades através do programa “Bota Pra Andar”, que visa acelerar a conclusão de obras paralisadas do MCMV.
“Essa é a diferença do novo programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ para a situação que nós nos encontrávamos antes da chegada do presidente Lula e da chegada do ministro Jader Filho no governo federal”, reforçou Eduardo Braga. “Foi preciso o presidente Lula voltar para que a gente pudesse voltar a ter uma política para os humildes, os necessitados e os sem teto voltarem a ter esperança em dias melhores”.
O prefeito Nicson Marreira destacou a união de forças e a articulação de parlamentares federais do Amazonas para resolver a situação do residencial Castanheira. “Uma obra do porte dessa, se não tivesse sensibilidade dos nossos políticos de entender o que é importante para nós, o povo tefeense, não haveria de acontecer”, destacou.
Comments