Uma imagem que fala: o que une David, Eduardo, Arthur e Serafim, além de terem governado Manaus? E o que dizem as ausências?
- blogdojucem
- há 13 horas
- 2 min de leitura


O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), reuniu ontem, em almoço no recém reformado salão dos espelhos do Athletico Rio Negro Clube, no Centro de Manaus, três ex-prefeitos da capital amazonense: Eduardo Braga (MDB), que governou entre 1994 e 1996; Arthur Virgílio Neto (Republicanos), prefeito em três ocasiões entre 1989 e 1992, 2013 a 2020; e Serafim Corrêa (PSB), que administrou entre 2005 e 2008. Oficialmente eles foram ali ver um documentário. Mas os bastidores indicam movimentações que, apesar de parecerem distantes, são muito próximas. Por vezes ferrenhos adversários nas urnas, desta vez se juntaram em evento que fez parte da programação de homenagens da Prefeitura aos 356 anos da cidade.
Entre os ex-prefeitos vivos, faltou Alfredo Nascimento, que isolou-se no extremismo do PL e pouco convive com outras correntes políticas, à exceção do governador Wilson Lima (União), com quem tem acordo. Ele se negou a participar do documentário, ao contrário dos outros. O vídeo mostra os ciclos de prosperidade como o da Borracha, até os dias atuais, quando o Centro Histórico, onde tudo começou, passa por um amplo processo de revitalização. A produção de 45 minutos teve a coordenação do vice-prefeito Renato Junior e se desenvolve a partir do depoimento de personalidades e de pessoas comuns, que construíram e constroem a história da cidade com atividades cotidianas. Entre os mais de 40 depoimentos, os dos três personagens que posam para a foto com os atuais governantes.
O documentário será exibido nas escolas da rede municipal e possivelmente também em cinemas. Há o interesse de emissoras locais de TV em veicular a produção, dado o resgate histórico que proporciona, com edição farta em imagens e vídeos históricos, muitos até então mantidos em acervos particulares.
Os bastidores
Políticos que exercem cargos majoritários não se movimentam sem motivo, não marcam presença em eventos sem terem ali algum interesse, não necessariamente financeiro. Pois cada um estava ali com foco bem definido.
Eduardo tem comparecido a eventos sempre ao lado do senador Omar Aziz (PSD). Os dois vêm construindo uma aliança para a eleição de 2026. Ambos foram convidados, mas o segundo preferiu não comparecer porque vem atritando com David Almeida nos últimos tempos nos bastidores. Ambos têm interesse em disputar o Governo do Estado no ano que vem. Mas o líder do MDB, que não está nessa briga, constrói seu caminho para continuar no Senado e conta com o prefeito de Manaus para pavimentar melhor esta estrada. Sua presença lá mostrou que não quer problemas com este.
Serafim Corrêa está mais próximo de David do que se pensa. Possível candidato a deputado federal e atual secretário de Estado de Planejamento, ele é um dos que se coloca como ponte, e não empecilho, entre o atual prefeito e Wilson. E seu filho, Marcelo, faz parte da base governista na Câmara Municipal de Manaus.
Arthur vai tentar retornar à Câmara Federal. Está no Republicanos e enxerga com bons olhos a candidatura de David ao Governo. Também pode embarcar na campanha de Eduardo ao Senado. os dois têm conversado.
Os quatro personagens reunidos na foto desta postagem já protagonizaram muitas disputas, algumas muito ferrenhas. Mas os três convidados estão na política há mais de quatro décadas e sabem que atalhos se constroem com paciência e competência, plantando mais amizades que inimizades. Deram prova disso ontem.
