Wanderley Monteiro protocola retirada de assinatura da CPI do Asfalto
- blogdojucem
- 22 de ago. de 2025
- 1 min de leitura

O deputado estadual Wanderley Monteiro (Avante) informou que protocolou o pedido de retirada de sua assinatura da CPI do Asfalto, proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles.
Em nota enviada a imprensa, a assessoria de Wanderley Monteiro explicou que, na manhã de 12 de agosto de 2025, o parlamentar recebeu oficialmente uma orientação da direção estadual do partido. O comunicado determinava a retirada de sua assinatura da CPI, sob pena de serem adotadas “as medidas cabíveis no âmbito disciplinar interno”.
Diante da notificação, Monteiro destacou que o descumprimento poderia caracterizar afronta ao Estatuto do Avante e resultar na abertura de procedimento interno para apurar possível infidelidade partidária. Por esse motivo, no dia 13 de agosto de 2025, protocolou o pedido formal de retirada de sua assinatura do requerimento.
“O parlamentar ressalta que sua postura inicial de apoiar a CPI foi motivada por princípios de transparência e fiscalização, e alerta para que situações como esta não se tornem precedentes que comprometam a autonomia parlamentar e o pleno exercício do mandato concedido pelo povo do Amazonas”, destacou o comunicado. Atualmente o processo de expulsão do deputado continua em andamento e não foi concluído.
No dia 11 de agosto, o Avante Amazonas anunciou a abertura do processo disciplinar contra Wanderley Monteiro, por “quebra de fidelidade partidária”.
A decisão foi tomada de forma unânime pelas executivas estadual e municipal do partido, com base no estatuto da sigla e na legislação eleitoral vigente, que, segundo a legenda, visam assegurar a coerência política e o compromisso com a base eleitoral.




Comentários