Alberto Neto compara Alexandre de Moraes a Adolf Hitler
- blogdojucem
- 13 de ago.
- 1 min de leitura

O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL) comparou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, ao líder da Alemanha Nazista entre 1934 e 1945, Adolf Hitler.
Em entrevista à Rede Onda Digital, nesta segunda-feira (11), o parlamentar utilizou a analogia ao citar episódio envolvendo manifestantes que, segundo ele, estavam acampados pacificamente em frente a quartéis. Alberto Neto afirmou que essas pessoas foram conduzidas pelo Exército a ônibus e levadas para a prisão.
Segundo o deputado, os manifestantes desconheciam o destino. Ele comparou a situação à deportação de judeus para campos de concentração na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial.
“Eu comparei o ministro Alexandre de Moraes, que eu estou comparando, ao Adolf Hitler. Porque Hitler, quando fez a prisão dos judeus, os colocou dentro de um trem, e eles não sabiam para onde estavam indo. Foram levados para um campo de concentração, e lá muitos morreram. Muitos judeus morreram”, disse o deputado. Conforme o deputado, os participantes acreditavam que seriam encaminhados as rodoviárias para dispersar o ato, mas teriam sido levados diretamente para unidades prisionais.
Em 2023, a Polícia do Distrito Federal prendeu cerca de 1,2 mil pessoas que permaneciam acampadas próximo ao Quartel General do Exército. A ação ocorreu após determinação do ministro Alexandre de Moraes para desmontar a estrutura, classificada como acampamento de apoiadores de atos antidemocráticos.
O deputado afirmou que, em sua visão, a mobilização ocorria de forma “pacífica” e “amparada pela Constituição”, com participantes cantando o hino nacional, exibindo bandeiras do Brasil e pedindo apoio às Forças Armadas.
Comentários