top of page

Disputa ao Senado pelo AM terá de ex-deputados a ex-governadores

  • blogdojucem
  • há 6 dias
  • 3 min de leitura

As duas vagas do Amazonas ao Senado, nas eleições, em 2026, serão disputadas por deputados federais, ex-governadores e até um ex-prefeito. A disputa promete ser acirrada e só será definida após as articulações políticos partidárias que envolvem o governador Wilson Lima (UB) – que não pode disputar a reeleição – e o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) – que, segundo interlocutores, quer ter papel de destaque no pleito, seja como articulador ou como candidato.


A mais de um ano para o pleito já há ao menos três candidaturas postas e confirmadas: a do senador e pré-candidato à reeleição, Eduardo Braga (MDB); do ex-deputado federal Marcelo Ramos (PT); do ex-vice-prefeito de Manaus, Marcos Rotta (Avante).


Braga é o candidato natural à reeleição. Marcelo Ramos anunciou a pré-candidatura em junho deste ano, ignorando as derrotas nas duas últimas eleições – para deputado federal, em 2022, e para Prefeitura de Manaus, em 2024 – e fora das pesquisas internas de intenção de votos para as eleições em 2026; já Marcos Rotta foi anunciado pelo Avante – grupo político comandado pelo prefeito de Manaus David Almeida como um candidato para fazer “dobradinha” com Eduardo Braga na disputa.


Além deles, o próprio governador Wilson Lima é um dos nomes cotados ao Senado já que não pode disputar a reeleição ao Governo. Wilson tem negado qualquer discurso pró-eleição e, já chegou a afirmar publicamente que cumpriria o mandato de governador até o final, descartando a saída do cargo para disputar uma das vagas ao Senado.


Articulação partidária


No PL, Alfredo Nascimento e o deputado federal Capitão Alberto Neto são os mais cotados para a disputa, sendo Alberto Neto o nome mais “indicado” pelo ex-presidente da República e líder da sigla, Jair Bolsonaro.


No entanto, a candidatura do capitão ao Senado passa pela articulação entre o PL e o UB de Wilson Lima. Se Wilson for candidato ao Senado, a tendência é que o PL o apoie em troca de apoio a um candidato do partido ao Governo. Até o momento, este candidato seria a professora Maria do Carmo Seffair que, ignorando a aproximação do PL com o Governo do Amazonas, não tem poupado críticas ao governador e às ações de Governo.


Por outro lado, Wilson e o UB tem se aproximado e mantido diálogo franco com o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) que tem sido “convidado” a compor com o UB, filiando-se a sigla. Segundo interlocutores, as conversas ainda são iniciais, mas já indicam a possibilidade de um fortalecimento no arco de alianças do UB, tendo Wilson como candidato ao Senado com apoio, entre outros, do PL, Tadeu de Souza, no UB, candidato ao Governo com um nome entre os deputados da base aliada, filiado a um partido que agregue tempo de TV e votos, como vice de Tadeu.


Nas mãos do Avante


As tratativas com Tadeu de Souza esbarram no prefeito David Almeida que, até o momento, indica um possível apoio a Omar Aziz (PSD) ao Governo, Eduardo Braga e Marcos Rotta ao Senado.


Caso esse cenário se confirme, Tadeu de Souza ficaria sem mandato ou, no máximo, seria candidato a deputado estadual, com a promessa de se tornar presidente do Legislativo, ou federal – o que não deseja, segundo interlocutores -, mas deixaria David Almeida desconfortável para as próximas eleições municipais, já que estaria impedido de disputar a reeleição.


Nos bastidores, David Almeida busca uma maneira de se manter “vivo” politicamente e com a possibilidade de reeleição, ou seja, só sendo candidato ao Governo em um claro rompimento de aliança com Omar Aziz. Além disso, David quer lançar a filha, Ariel Almeida, como vice-candidata a governadora – o que não é apoiado pelo PSD – ou a um cargo do Legislativo.


Correm por fora, esperando uma oportunidade de entrar na disputa, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB), que já informou que será candidato nas próximas eleições, e o coronel Menezes – que foi uma figura importante nas eleições municipais em 2024 e que não deve abrir mão de um espaço nas articulações para 2026, especialmente tendo a filha, a deputada estadual Débora Menezes (PL), candidata à reeleição.

Commentaires


Les commentaires sur ce post ne sont plus acceptés. Contactez le propriétaire pour plus d'informations.
Blog do Jucem Rodrigues
  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Twitter

Blog do Jucem © 2022

bottom of page