Wilson Lima dá início a uma espécie de “transição” para passar o Governo a Tadeu de Souza em abril e vice-governador assume papel de destaque nas rodas políticas
- blogdojucem
- há 3 dias
- 2 min de leitura

O governador Wilson Lima (União) teve uma longa conversa com o vice-governador Tadeu de Souza (Avante) na semana passada e deu início a uma espécie de transição para passar o comando do Estado em abril do ano que vem, quando renunciará para concorrer a uma vaga no Senado. Foi o movimento mais concreto até agora a evidenciar o movimento que o governante pretende fazer no ano que vem para encaminhar sua carreira política.
Anteriormente Wilson já tinha aconselhado deputados aliados a se aproximarem de Tadeu. O governador ainda não abriu muito espaço para o vice na gestão, mas autorizou que ele tenha acesso aos dados financeiros do Estado, o que já começou a acontecer.
O vice-governador ainda não se movimenta para escolher auxiliares, por exemplo, e deve manter este comportamento até o dia da posse, para não gerar qualquer tipo de turbulência na gestão.
Tadeu de Souza deve ainda anunciar, tão logo assuma, sua intenção de concorrer à reeleição no cargo, mas admite que conversará com seu correligionário, o prefeito de Manaus, David Almeida, antes de tomar uma decisão definitiva. Ele não dá como certa a renúncia deste último para concorrer ao Governo, ao contrário do que se especula.
Outra questão que o vice-governador deve tratar com muita dedicação nos próximos dias é a filiação partidária. Ele não pretende se filiar a nenhum partido que tenha “dono” no Estado e conversa com várias legendas.
Posição de destaque
Como o meio político já sabe da conversa e da intenção de Wilson, o vice-governador passou a ser incensado nas rodas políticas e institucionais. Ontem, por exemplo, ele foi recebido com pompa e circunstância no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).
Recebido pela presidente Yara Lins e pelos conselheiros Érico Desterro e Silva e Josué Cláudio de Souza Neto, ele destacou o papel da corte e acenou com um trabalho em conjunto no futuro.
Na semana passada, Tadeu de Souza também se reuniu com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, para reforçar a importância da cooperação entre os poderes Executivo e Judiciário com o objetivo de fortalecer ações conjuntas voltadas à regularização fundiária na capital e nos municípios do interior.
Durante o encontro, o vice-governador destacou que a integração entre os dois poderes contribui para a interiorização dos serviços públicos e promove segurança jurídica e dignidade às famílias em todo o Amazonas.
“Há um interesse muito grande do Poder Executivo em compartilhar com o Poder Judiciário esse projeto de implantação e fortalecimento da interiorização da Justiça. Penso que, no papel que tenho como vice-governador, preciso manter no meu planejamento a intensificação do relacionamento, da cooperação e, acima de tudo, do fortalecimento dessa parceria, porque quem ganha é a população”, afirmou Tadeu.




Comentários